Saúde mental nas empresas
A temática da Saúde Mental ganhou relevância significativa no âmbito das organizações, especialmente após a pandemia de COVID-19. Anteriormente, o sofrimento associado ao trabalho existia, porém, era pouco abordado. Em alguns casos, o sofrimento mental era interpretado como uma fragilidade do colaborador que supostamente não conseguia atender às demandas do mundo profissional. Esse cenário está em transformação.
Atualmente, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância do comprometimento ético na criação de um ambiente saudável, que proporcione condições para os colaboradores desenvolverem suas competências, autonomia e senso de pertencimento grupal.
A promoção da Saúde Mental nas empresas implica em auxiliar os gestores na criação das condições necessárias para o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, envolve oferecer aos colaboradores um espaço de escuta ativa e acolhimento, visando identificar e potencializar recursos psicológicos disponíveis para o adequado manejo da ansiedade, depressão e estresse em diferentes contextos.
Escuta de Acolhimento em Situações de Crise
Escuta de acolhimento aos colaboradores que estejam apresentando sofrimento psicológico intenso em razão de evento traumático recente (luto, enfermidade, acidentes). Duração de 3 encontros.
Rodas de Conversa Online
Espaço de discussão com o objetivo de introduzir novas ideias ou debates atuais sobre estratégias preventivas em Saúde Mental.
Acompanhamento Psicológico Breve
Para colaboradores que apresentam nível suportável de sofrimento e dificuldades pontuais sobre determinada área de sua vida (familiar, relacionamentos, trabalho, entre outros). Duração de 10 a 12 encontros.